domingo, 18 de maio de 2008

E o Oscar vai para...

Ocorre anualmente na cidade de Los Angeles (EUA) a premiação do Oscar, onde as estrelas do cinema mundial são premiadas pela Academia de Artes Cinematográficas Dos Estados Unidos em diversas categorias, tais como ator, diretor, roteiro, fotografia, entre outros. De maneira semelhante, os instrumentos musicais e os equipamentos de áudio, na condição de estrelas do som, também concorrem à estatueta! Trata-se do prêmio MIPA (Musikmesse International Press Award), em que são premiados os produtos que mais se destacaram no ano anterior. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 100 revistas especializadas de diversas nacionalidades, onde o Brasil é representado pelas revistas Backstage e AM&T. A 9ª edição do evento aconteceu em março deste ano na cidade de Frankfurt, Alemanha.

O prêmio de produto mais inovador foi para a Guibson Robot Guitar, já comentada em outro artigo aqui no blog. Conheça agora os vencedores nas principais categorias. Os preços abaixo foram baseados em pesquisas rápidas pela internet, em lojas internacionais, e estão cotados em dólar. Para converter em real (R$), multiplique o valor pela cotação do dólar no dia e, em seguida, multiplique o resultado por 1,6, que corresponde à alíquota de importação de 60%. Em outras oportunidades, farei análises mais detalhadas de alguns desses equipamentos que já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente.


Na categoria "Cordas" o Oscar vai para:

Violão Taylor DN4 - $1.800,00




Contrabaixo Elétrico Warwick Streamer $$ - $3.000,00




Guitarra elétrica Fender American Standard Stratocaster - $1.400,00




Amplificador de Guitarra Marshall JVM410H - $2.000,00




Amplificador de Violão L.R.Baggs - $1.600,00




Cubo de baixo Hartke Professional Series 4200 - $500,00




Pedal de efeitos Boss RE-20 Space Echo - $250,00




Encordamento D'Addario XL - $10,00




... na categoria "Bateria" o Oscar vai para:

Bateria Acústica DW X-ply Series - $4.500,00




Bateria Eletrônica Roland TD-9KS - $3.000,00




Baquetas Vic Firth Signature Series - $10,00




Pratos Zildjian Armand Series - $700,00




Peles Evans EC Resonant Heads - $15,00 a $25,00




... na categoria "Teclados" o Oscar vai para:

Sintetizador Dave Smith Prophet 08 - $2.000,00



Workstation Korg M3 - $2.200,00



Stage Piano Clavia Nord Stage - $3.000,00



Órgão Clavia Nord C1 - $3.000,00





... na categoria "Mesa de Som" o Oscar vai para:

Mesa de Som Digital Yamaha LS9 - $10.000,00




Mesa de Som Analógica Mackie Onyx 1640 - $1.400,00


quinta-feira, 8 de maio de 2008

AES Surround

A AES (Audio Engineering Society) é uma sociedade internacional cujo objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento do áudio entre seus membros, entre eles estudantes, engenheiros, fabricantes, vendedores, músicos e demais profissionais da área. É reconhecida como o órgão máximo dentro do ramo do som, pois exerce o papel de órgão normativo e formador de padrões de áudio. Aconteceu esta semana em São Paulo, de 5 a 7 de maio, o 6º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. No evento ocorreram diversas palestras, workshops, painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos e exposição de produtos, onde empresas do mundo inteiro demonstraram suas tecnologias e equipamentos.

O tema principal do encontro da AES Brasil este ano foi: A Convergência Surround. Mas, afinal, o que é "
surround sound"? Bom, o Google não conseguiu traduzir, mas uma tradução aceitável seria "som envolvente". Em termos genéricos, trata-se um sistema de reprodução de áudio que utiliza vários canais com o objetivo de simular um efeito realístico de ambientes tridimensionais. Consiste basicamente no posicionamento de alto-falantes em volta do ouvinte para causar a sensação do som vindo de diferentes direções.



O filme Star Wars, de George Lucas, foi um dos primeiros a utilizar essa tecnologia. O diretor abusava do som surround para engrandecer as suas cenas de batalha espacial.Com a manipulação do pan das caixas frontais para as caixas traseiras era possível criar um efeito em que as naves pareciam sair da tela! Aliás, o efeito surround é bastante explorado em Filmes pra Macho, como bem lembrado pelo Leonardo Luz em seu ótimo artigo publicado na Revista Papo de Homem. É fácil perceber os tiros passando em todas as direções à nossa volta em uma cena de tiroteio! Assim como é fascinante e envolvente ouvir os carros passando de um lado pro outro em cenas de pegas e perseguições, sem falar, é claro, das cenas de luta em que escutamos porrada de tudo quanto é lado! Filmes de mulherzinha, daqueles que só tem conversinha, beijinho e chororô, não exploram muito o som surround. No máximo a voz de um personagem sendo projetada nas caixas mais à esquerda, o som de uma porta fechando nas caixas de trás, enfim, coisas desse tipo...

Essa tecnologia se popularizou bastante nos últimos anos. Hoje é possível usufruí-la não só nas salas de cinema, mas também em casa por meio dos sistemas de Home Theater. E com o advento da TV Digital, o áudio dos programas de televisão poderá ser transmitido no padrão 5.1. Talvez esse tenha sido o principal motivo da escolha do tema pela organização da AES Brasil.

Uma variação da tecnologia surround que eu acho bem interessante é a Holofonia, na qual se consegue simular um ambiente tridimensional com apenas dois canais (esquerdo e direito). Mesmo sem as caixas frontais e traseiras, é possível perceber o som vindo dessas direções! O exemplo mais famoso disso é o áudio do Virtual Barber Shop (Barbearia Virtual), disponibilizado abaixo, baseado no algoritmo "Cetera". Para um bom resultado, deve-se ouvir obrigatoriamente com fones de ouvido e os olhos fechados. O texto do que é falado no áudio pode ser lido no link http://www.sajithmr.com/cetera-algorithm/ (em inglês).


Arquivo para download: Barbearia Virtual.mp3



Outros exemplos:


Leia também: