sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estúdio Container


Containers habitáveis são uma tendência mundial e consolidada em diversas áreas de aplicação, tais como moradia, escritórios, banheiros, guaritas, postos de atendimento, salas de aula e até presídios! O site Container City dispõe de uma série de exemplos de utilização e projetos de containers habitáveis. No mundo da música não poderia ser diferente e, apesar não ter encontrado ainda nenhum "palco container", os estúdios container já são uma realidade!

Normalmente os containers são construídos em aço ou alumínio e possuem tamanhos padronizados, sendo o mais popular o modelo de 20 pés, com capacidade aproximada de 32 metros cúbicos e medidas externas de 6.0 m x 2.4 m x 2.4 m. Quanto aos tipos, existem dezenas de modelos distintos, com destaque para o Dry Box, que é o mais simples e básico, e o Reefer, dotado de revestimentos que proporcionam isolamentos térmico e acústico.

A princípio, pode parecer que as dimensões e geometria de um container não são lá muito favoráveis à implementação de um estúdio de gravação, principalmente em relação ao espaço útil e à acústica do ambiente. No entanto, seu baixo custo é um fator relevante se comparado à construção de um estúdio nos moldes tradicionais, dispensando gastos com mão de obra e materiais de construção. Proprietários de home studios podem se beneficiar dessa solução, deixando de fazer barulho dentro de casa para se alojar em um local mais privativo e reservado no fundo do quintal, rs!


Com criatividade e conhecimento técnico é possível transformar um simples container em um estúdio de gravação profissional. Nas imagens abaixo, que fazem parte da etapa de projeto, observe a disposição dos ressonadores e painéis acústicos instalados em todo o perímetro do container, com o objetivo de se eliminar o paralelismo entre as paredes. O problema da escassez de espaço interno é resolvido com a disposição inteligente dos equipamentos e a fabricação de móveis personalizados.




Confira as etapas de construção desse estúdio em http://www.johnlsayers.com/Studio/Pages/Container.htm

O resultado final são estúdios bastante funcionais e de alto padrão! Em pesquisas de preço realizadas recentemente, um container simples de 20 pés tipo Dry custava em média R$6.500, enquanto o tipo Reefer com isolamento de poliuretano custava cerca de R$12.000, ambos novos, com uma porta, uma janela, instalação elétrica completa e abertura para ar condicionado. Containers usados e em bom estado de conservação podem ser encontrados por até metade desses preços, mas o custo do frete costuma ser alto em razão do tamanho e da dificuldade em transportá-los. No Brasil, não é difícil encontrar empresas que fabricam e comercializam containers, principalmente em cidades portuárias.

Veja abaixo fotos do Spark 1 Studio, na Austrália, e do EMA Recording, em Porto Rico, onde seus proprietários construíram seus estúdios baseando-se nesse conceito de containers habitáveis.





Leia também: