sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Audiossustentável

Por Bruno Mariani.

Hoje, 21 de setembro, é o Dia da Árvore, que marca o início da primavera! Isso me faz lembrar que o primeiro semestre deste ano ficou marcado pela realização da Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, cujo tema central foi a proposição de mudanças no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta.

A natureza é a origem de todo som!


A propósito, a única referência a áudio na Rio +20 foi no edital de licitação para contratação de sonorização meio ambiente para o evento. Mas isso não significa que os profissionais de áudio e música não estão preocupados com a natureza, pelo contrário, o mercado de instrumentos musicais e equipamentos de som já desenvolveu diversos produtos baseados na filosofia do desenvolvimento sustentável.


Violões e Guitarras


Boa música exige boa madeira! Sabendo disso, os fabricantes de violões e guitarras utilizam madeiras nobres e raras extraídas de árvores com 250 anos de idade, em virtude das características estéticas e tonais exigidas para se construir bons instrumentos!

Embora a indústria da música não seja a grande responsável pela devastação das florestas, os fabricantes estão preocupados, já que a sustentabilidade da madeira é fundamental para a viabilidade a longo prazo da indústria de instrumentos de cordas.

Pensando nisso, foi fundada a coalizão MusicWood, formada pelo Greenpeace, Fender, Gibson, Martin, Taylor e Yamaha, com o objetivo de proteger as florestas ameaçadas e garantir a preservação das espécies mais importantes para a fabricação de instrumentos musicais. Em breve será lançado um documentário sobre o tema.

Tal preocupação inspirou a fabricação de guitarras e violões ecologicamente corretos, fabricados a partir de materiais alternativos e recicláveis. É o caso, por exemplo, das guitarras Cyclotron, cujo corpo é 100% construído com materiais encontrados no lixo, como copos descartáveis, garrafas PET e potes de iogurte. Destacam-se também as iniciativas de fabricação de guitarras e baixos que utilizam compostos sintéticos (Flaxwood Guitars), materiais orgânicos (Mada Guitars) e madeiras de reflorestamento (Zero Impact Guitars).

Tecnologia brasileira na fabricação de "guitarras verdes".

O Brasil também contribui nesse sentido, com destaque para a linha de guitarras Echo Music, que utiliza um processo de produção totalmente focado na sustentabilidade. Madeira, ferragens, captadores, cordas, pintura, palhetas, tudo "pensado e planejado pelo viés ecológico".



Bateria e Percussão


Por ser um dos instrumentos musicais que mais depende da madeira como matéria-prima, a bateria é um excelente candidato para um redesenho ecológico. Assim, dada a reduzida disponibilidade de madeiras nobres na natureza, a DW Drums desenvolveu a linha de baterias acústicas ECO-X, fabricadas predominantemente com bambu. Bonito, leve, resistente e renovável, o bambu é visto como grande alternativa à madeira e promessa para o desenvolvimento sustentável.

www.dwdrums.com/drums/ecox

Outros instrumentos percussivos também se adaptam bem à essa filosofia do "som sustentável", como demonstrado pelos grupos StompUdigrudi e GEM, que exploram com maestria a sonoridade e a musicalidade de instrumentos de percussão criados a partir de materiais recicláveis e reutilizáveis.

GEM - Música e Sustentabilidade



Piano e Teclado


Uma das grandes polêmicas ambientais na história da música foi a utilização do marfim como matéria prima para a fabricação das teclas de piano. A partir do momento em que espécies de elefantes foram ameaçadas de extinção, a forte pressão da sociedade e dos ambientalistas fez com que a indústria de pianos acústicos buscasse outras alternativas. Hoje as teclas são fabricadas basicamente de madeira e plástico.

Ocorre que esses materiais não proporcionam a mesma sensação tátil oferecida pelo marfim, o que levou a Yamaha a desenvolver um material sintético chamado "Ivorite", que se aproxima bastante da aparência e da textura do marfim. O termo "Ivorite" vem de "Ivory", que é a tradução para marfim. Essa tecnologia está disponível nos pianos de elite da Yamaha, tanto nos acústicos quanto nos digitais.



Com relação aos teclados e sintetizadores, sua maior contribuição para o desenvolvimento sustentável é a constante redução no consumo de energia elétrica. Para efeito de comparação, o Yamaha DX7, lançado em 1984, consumia 40W de potência. Já o Motif XF, o top de linha da Yamaha atualmente, consome apenas 30W. Ou seja, 25% menos energia para um poder de processamento e memória infinitamente maior!

Além disso, os teclados atuais possuem a função de desligamento automático, o que evita o consumo desnecessário de energia quando o usuário esquece de desligar o instrumento. Outra melhoria é a redução no peso, refletindo o uso mais racional de metais e plásticos na fabricação dos equipamentos.



Áudio Profissional


Enquanto os instrumentos musicais abraçaram de vez a causa da sustentabilidade, a indústria de áudio profissional ainda se mostra bastante tímida nesse sentido. Por ser um mercado menor e mais restrito, se comparado ao de instrumentos musicais, o custo de se desenvolver equipamentos de áudio sustentáveis não deve ser interessante para os grandes fabricantes, do ponto de vista financeiro e institucional. Mais um daqueles casos em que o interesse econômico capitalista fala mais alto que questões ambientais...

Apesar disso, existem iniciativas num segmento de mercado alternativo onde se identificam equipamentos de áudio profissional preocupados com o impacto ambiental e a sustentabilidade. É o caso, por exemplo, do microfone ecológico Amazon EcoMic, desenvolvido no Brasil pela Alo Som da Amazônia e vencedor do Prêmio FINEP de Inovação 2009. O corpo do microfone é fabricado com resíduos de madeira que não tem valor comercial e que seriam destinados à queima ou aos lixões da cidade de Manaus. Outras partes do acabamento são feitas com o anel de vedação de garrafas PET e por caroço de tucumã seco.



Já na Itália, destacam-se os amplificadores de potência da linha Green Audio Power, fabricados pela Powersoft, que operam com baixo consumo de energia mesmo em elevadas potências. Seu funcionamento consiste basicamente no uso de uma tecnologia que permite a transformação de toda a corrente elétrica de entrada em energia útil, e na reutilização da energia reativa devolvida pelos auto-falantes. Além disso, os amplificadores requerem menos refrigeração, pois aquecem pouco e são menores e mais leves.

Segundo cálculos apresentados pelo fabricante, caso esses amplificadores fossem utilizados num show de música com seis horas de duração, seriam economizados 432 kWh de energia elétrica e a emissão de CO2 seria reduzida em 13.000 tons, em relação a um sistema de amplificação de áudio tradicional.

Amplificador "verde".


Não poderia deixar de mencionar a obra Sun Boxes de Craig Colorusso, que consiste numa instalação de 20 caixas de som alimentadas exclusivamente por energia solar, através de painéis solares independentes, sem o uso de baterias ou qualquer outra fonte elétrica! Trata-se de uma exposição de arte, não de um produto comercial, mas mostra que é possível desenvolver caixas de som baseadas num modelo sustentável. O documentário INSTALL mostra mais detalhes da operação das caixas.

Uma pena não funcionarem à noite!



Áudio Consumidor


No mercado consumidor, são vários os produtos de áudio desenvolvidos com a temática da preservação do meio ambiente. Caixa de som, rádio, camiseta, toca-discos, fone de ouvido e outros... Os mais interessantes, na minha opinião, são a Sound Charge, camiseta que transforma som em energia elétrica para recarregar o celular, e a iBamboo, caixa acústica de bambu tipo dock para iPhone. Selecionei alguns exemplos abaixo, mas existem vários outros mundo afora.


Caixa acústica e dock iBamboo.



Camiseta Sound Charge.


Cardboard: rádio de papelão reciclado.


Toca-discos Sennheiser Eco-Vinyl Turntable.


Fone Noisezero O+ Eco: aço e ferro reciclados e bio-plásticos de amido de milho. 


Rukus Solar: caixa de som amplificada a energia solar.


É isso! Vida longa a todas as árvores para que tenhamos bons instrumentos e boa música por várias gerações!


Artigos relacionados: