sexta-feira, 28 de março de 2008

Grave em Casa

Se o seu sonho é entrar em uma loja de discos e ver o próprio CD na prateleira, ou, ligar o rádio e ouvir uma de suas canções no ar, esse sonho está mais próximo de ser realizado do que imagina!

Havia um tempo em que isso só era possível para poucos privilegiados com alto poder aquisitivo ou apadrinhados por uma grande produtora, pois gravar um disco significava gastar bastante dinheiro. Mas os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil a realização desse sonho. Com o equipamento adequado e um pouco de conhecimento e criatividade, tudo pode ser feito sem sair de casa!

Há poucos anos atrás era necessário pagar pelo tempo de estúdio, que incluía horas de gravação, edição, mixagem, e, muitas vezes, a contratação de musicistas profissionais para arranjar e executar as canções. Daí então surgiu a expressão “banda de garagem”, pois os grupos que não eram apoiados por uma grande gravadora tinham tão pouco dinheiro que só podiam ensaiar e/ou gravar na garagem de um dos membros da banda. As gravações eram feitas em fitas cassetes com gravadores caseiros (tipo microsystem), e a qualidade de gravação deixava muito a desejar.

Agora, mesmo o músico principiante pode produzir um disco de boa qualidade. Gravar o próprio CD em casa, diferentemente de utilizar um estúdio, não é tão caro assim. Você pode gravar um CD digital de alta qualidade com o seu próprio equipamento de baixo custo no seu quarto, garagem, porão, varanda, banheiro... E ainda, com os custos próximos de zero para queimar mídias de CD, você pode dar cópias de presente aos amigos e conhecidos, além de vendê-las em shows ou na internet para ganhar algum dinheiro!

Baseado nesse cenário é que inauguro o blog Grave em Casa, um espaço onde serão publicados diversos artigos e dicas sobre home studio e tecnologias aplicadas à produção e gravação independentes. Convido-lhes a visitar o blog periodicamente e a participar com o envio de comentários, críticas e sugestões.
Se preferirem, podem assinar e receber as mensagens por e-mail ou via leitor de notícias (RSS). Para isso, basta se inscrever no menu ao lado.

Espero que as informações aqui postadas contribuam para o crescimento e motivação daqueles que gostam de música e sonham em gravar suas canções!

1, 2, 3, Gravando!!!

10 comentários:

  1. Fala Brunão.
    Beleza de idéia.

    Parabéns pelo blog!

    Abraços

    Rogério

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Bruno! Divulgar idéias sobre áudio e tecnologia é tudo de bom. Um abraço.

    Guilherme, STJ.

    ResponderExcluir
  3. Fala rapaz! Blza!
    Parabéns pelo blog.
    Pode deixar que eu vou mandar pra uma galera!

    Abraços!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Putz!!!
    Caramba Bruno, tu tá mto a tôa mesmo!!! ehehe.. Só vc mesmo.. Brincadeira..
    Parabéns pela idéia.. Espero que fiquei rico! ehhehe..
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Gostei da japinha, gostei do conteúdo, mas gostei mesmo foi do bonitão aí embaixo!!!
    Como tudo que você faz, seu blog tá ótimo!
    Beijo,
    Izabel

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno, então, achei sua idéia legal quem sabe fazer as coisas tem que partilhar mesmo.
    Num sei nada de música mas espero aprender um pouco com todos aqui no blog hehe!
    Que Deus te abençoe por isso!
    Paz e Bem.
    Dauana Sales.

    ResponderExcluir
  7. Boua! que monitores saum estes na tua parede!? e que headphone eh aquele na tua mesa!? eh que preciso de umas dicas parar monitoração de audio! xD vlw!

    ResponderExcluir
  8. Monitores JBL Control 1 Xtreme
    Fone Koss UR/29

    ResponderExcluir
  9. boa tarde Bruno.

    Legal tua iniciativa de ajudar os amantes da musica, to querendo montar um home studio e tenho pouca experiencia nessa area me de umas dicas do que vou precisar

    valeu.

    ResponderExcluir
  10. Oi... parabéns... adorei a ideia... gravo minhas musicas em casa no nuendo 3 e com o addictive drums e nada mais... mas minhas gravinas nao ficam muito bom pois nao sei mixar e nem masterizar...
    tem uns papos de compressores, limiter, equalizadores, fico um pouco perdido... saberia onde poderia aprender um pouco mais sobre isso? Sou de SJC-SP e poderia ser videos do youtube ... nao tem problema...

    Se quiser ouvir minha minha musica para ver como ficou... va' em http://www.youtube.com/watch?v=a4_EY4aizzo

    Um forte abraço...

    ResponderExcluir