quinta-feira, 8 de maio de 2008

AES Surround

A AES (Audio Engineering Society) é uma sociedade internacional cujo objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento do áudio entre seus membros, entre eles estudantes, engenheiros, fabricantes, vendedores, músicos e demais profissionais da área. É reconhecida como o órgão máximo dentro do ramo do som, pois exerce o papel de órgão normativo e formador de padrões de áudio. Aconteceu esta semana em São Paulo, de 5 a 7 de maio, o 6º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. No evento ocorreram diversas palestras, workshops, painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos e exposição de produtos, onde empresas do mundo inteiro demonstraram suas tecnologias e equipamentos.

O tema principal do encontro da AES Brasil este ano foi: A Convergência Surround. Mas, afinal, o que é "
surround sound"? Bom, o Google não conseguiu traduzir, mas uma tradução aceitável seria "som envolvente". Em termos genéricos, trata-se um sistema de reprodução de áudio que utiliza vários canais com o objetivo de simular um efeito realístico de ambientes tridimensionais. Consiste basicamente no posicionamento de alto-falantes em volta do ouvinte para causar a sensação do som vindo de diferentes direções.



O filme Star Wars, de George Lucas, foi um dos primeiros a utilizar essa tecnologia. O diretor abusava do som surround para engrandecer as suas cenas de batalha espacial.Com a manipulação do pan das caixas frontais para as caixas traseiras era possível criar um efeito em que as naves pareciam sair da tela! Aliás, o efeito surround é bastante explorado em Filmes pra Macho, como bem lembrado pelo Leonardo Luz em seu ótimo artigo publicado na Revista Papo de Homem. É fácil perceber os tiros passando em todas as direções à nossa volta em uma cena de tiroteio! Assim como é fascinante e envolvente ouvir os carros passando de um lado pro outro em cenas de pegas e perseguições, sem falar, é claro, das cenas de luta em que escutamos porrada de tudo quanto é lado! Filmes de mulherzinha, daqueles que só tem conversinha, beijinho e chororô, não exploram muito o som surround. No máximo a voz de um personagem sendo projetada nas caixas mais à esquerda, o som de uma porta fechando nas caixas de trás, enfim, coisas desse tipo...

Essa tecnologia se popularizou bastante nos últimos anos. Hoje é possível usufruí-la não só nas salas de cinema, mas também em casa por meio dos sistemas de Home Theater. E com o advento da TV Digital, o áudio dos programas de televisão poderá ser transmitido no padrão 5.1. Talvez esse tenha sido o principal motivo da escolha do tema pela organização da AES Brasil.

Uma variação da tecnologia surround que eu acho bem interessante é a Holofonia, na qual se consegue simular um ambiente tridimensional com apenas dois canais (esquerdo e direito). Mesmo sem as caixas frontais e traseiras, é possível perceber o som vindo dessas direções! O exemplo mais famoso disso é o áudio do Virtual Barber Shop (Barbearia Virtual), disponibilizado abaixo, baseado no algoritmo "Cetera". Para um bom resultado, deve-se ouvir obrigatoriamente com fones de ouvido e os olhos fechados. O texto do que é falado no áudio pode ser lido no link http://www.sajithmr.com/cetera-algorithm/ (em inglês).


Arquivo para download: Barbearia Virtual.mp3



Outros exemplos:


Leia também:

8 comentários:

  1. "Filmes de mulherzinha, daqueles que só tem conversinha, beijinho e chororô, não exploram muito o som surround."

    HAHAHAHAHAHA Engraçadinho!!!!! Essa vai ser sua próxima desculpa para não ir assistir os meus filmes????
    E falando nisso... é a minha vez de escolher o filme (depois do filme de macho que vc escolheu da última vez) e ele vai explorar muito pouco o "SOM SURROUND"!!! kkkkkkkkk

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fala Brunão, muito bacana o post!
    Tô precisando marcar um dia para ir no seu home para agente fazer um som!

    ResponderExcluir
  3. Blz!
    Só marcar um sábado, domingo ou feriado.
    Fique à vontade!

    Bruno.

    ResponderExcluir
  4. Caramba velho.....muito da hora seu blog..encontrei algumas informações das quais estava precisando, e muito, por sinal. Sem palavras velhinho, muito bom espaço mesmo.

    Até uma próxima, Dj Scooby.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado!
    Volte mais vezes!

    Bruno Mariani.

    ResponderExcluir
  6. Grande Brunão,

    Esta tua diversão tá virando um blogão legal hein?

    Tô mandando pruns amigos.

    Um abraço.

    Paulo Sérgio Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Paulo!
    Quanto mais leitores, mais inspiração para os artigos.

    Abraço!

    Bruno.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto.
    Abraço
    Gustavo
    www.plugueaudio.com.br

    ResponderExcluir