quinta-feira, 17 de abril de 2008

Afinado

A correta afinação de uma guitarra é requisito essencial para a boa sonoridade do instrumento. Se pelo menos uma das cordas estiver desafinada, todas as músicas tocadas parecerão erradas! Desde o nascimento da guitarra elétrica, há cerca de 80 anos atrás, o método e o mecanismo de afinação é praticamente o mesmo - por meio das tarrachas, ajusta-se manualmente a tensão de cada corda até que se atinja a nota correta, utilizando-se como referência o indicador visual de um afinador eletrônico, o som de um diapasão ou o som de outro instrumento previamente afinado, como um teclado ou piano, por exemplo.

Um procedimento relativamente complexo, cujo resultado nem sempre é satisfatório. Fatores como temperatura, umidade e desgaste das cordas torna praticamente impossível mantê-las afinadas por muito tempo. Muitas vezes, após a execução de uma ou duas canções faz-se necessário repetir o processo de afinação, principalmente quando as cordas são novas. Por essas razões, muitos guitarristas acabam por tolerar certo grau de desafinação em suas guitarras, já que nem todos dispõem de tempo, paciência e habilidade necessários à manutenção constante da afinação correta.

Felizmente, guitarrista, seus problemas acabaram! A Engenharia Mecatrônica se faz presente na música para resolver dificuldades como essa! Trata-se da tecnologia
PowerTronic , criada e patenteada pelo alemão Chris Adams, que consiste basicamente em um frequencímetro realimentado por um laço de controle cuja saída atua em servo-motores DC. Traduzindo para o português, significa que a guitarra é capaz de se afinar sozinha em questão de segundos, com uma precisão dificilmente conseguida por uma pessoa! Os sensores de frequência monitoram as cordas e comparam as notas emitidas com as notas de referência padrão, EADGBE por exemplo (A, 440 Hz); a diferença encontrada é convertida em um sinal elétrico enviado aos motores acoplados às tarrachas, que se ajustam automaticamente. Com isso, a guitarra atinge com precisão a afinação desejada!

Além disso, o equipamento permite armazenar em sua memória 6 presets de diferentes afinações. Grandes guitarristas sempre buscaram quebrar regras e paradigmas, e muitos deles conseguiram grande diferencial ao explorar afinações alternativas. A guitarra do Jimi Hendrix, por exemplo, era afinada um semitom abaixo em todas as cordas (Eb Ab Db Gb Bb Eb). A banda Mettalica, em "Invisible Kid", utilizava G#C#F#BD#G# para entonação das cordas. Led Zeppelin, por sua vez, na música "Black Mountain Side" afinou em BADGAD. Esse tipo de customização pode ser gravado na memória do instrumento e recuperado em questão de segundos com o apertar de um único botão, fazendo com que as cordas assumam automaticamente a afinação desejada! Não é mais necessário levar pro show um set de cinco guitarras, cada uma afinada à sua maneira, e mais um roadie pra carregar e montar tudo isso...


A tradicional fabricante de guitarras Gibson adquiriu os direitos de exploração comercial do sistema PowerTronic e o incorporou à sua nova linha Robot Guitars (http://www.gibson.com/robotguitar). Uma guitarra dessas custa algo em torno de $2.500, disponível em vários modelos. Confira os vídeos abaixo!

Site Oficial:
http://www.gibson.com/robotguitar/robotguitarvideovoting.aspx?playvideo=training

4 comentários:

  1. Incrível velho... Bruno desenvolve um aê pra botar no meu violão...hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Nossa Brunão, muito bom o seu blog, tá de parabéns...E essa guitarra é realmente fascinante, teria uma no meu set-up fácil, fácil...

    ResponderExcluir
  3. Opa...beleza?
    Parabéns pelo blog. Matérias muito importantes.
    Vou colocá-lo nos links do meu blog com certeza.
    Abração!
    Gustavo Guiotto

    ResponderExcluir
  4. Confesso que da primeira vez que li sobre essa guitarra ela me pareceu um luxo qualquer. Mais um brinquedinho de japonês.
    Agora sim ela me pareceu essencial! Não tinha pensado em tantas funcionalidades. Chega de ter preguiça de afinar a guitarra meio tom abaixo pra tocar Little Wing mais parecido com o Hendrix!
    Me alegra saber que no futuro todos teremos uma!

    ResponderExcluir