quarta-feira, 9 de abril de 2008

DNA

Sem dúvida, as descobertas em torno do DNA (DesoxirriboNucleic Acid, ou Ácido DesoxirriboNucléico) foram um marco na história da ciência moderna. Depois que os cientistas desvendaram boa parte dos mistérios e do mecanismo desses ácidos, deu-se início a um melhor entendimento do funcionamento da vida e da evolução das espécies. A partir das pesquisas sobre o DNA e suas funções, os cientistas podem hoje manipular os genes diretamente, sob formas cada vez mais sofisticadas. É possível, por exemplo, extrair o DNA de uma célula, fragmentar esse DNA, separar as partes contendo alguns genes específicos e introduzir esses genes em outro organismo vivo!

A esta altura você deve estar se perguntando: e o que isso tem haver com áudio e música?
Eu explico... Há pouco mais de um mês, um cara chamado
Peter Neubäcker anunciou ter desvendado o DNA do som! Obviamente, batizou a nova tecnologia com o nome "DNA", abreviação para Direct Note Access. Ou seja, Peter e sua equipe fizeram o impossível e estabeleceram um novo marco na história do áudio!

Com o
Direct Note Access é possível acessar as notas musicais de uma gravação de áudio polifônico, assim como se faz com um arquivo MIDI. Mas não é MIDI, é áudio!!! Em outras palavras, pode-se gravar,
por exemplo, uma execução de acordes de guitarra em um arquivo de áudio estéreo, .wav ou .mp3, quebrar esse arquivo em notas individuais e editá-las como se tivessem sido gravadas uma a uma, separadamente!

Isso cria inúmeras possibilidades de intervenções no material gravado. Para cada nota tem-se acesso à tonalidade, volume, tempo, duração, vibrato e várias outras variáveis de expressão musical. Mais esclarecedores que minhas palavras são os vídeos disponíveis nos links abaixo. Assista-os e compreenderá melhor essa nova descoberta!

Site Oficial: http://www.celemony.com/cms/index.php?id=dna

You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=jFCjv4_jqAY


Sonic State: http://www.sonicstate.com/news/shownews.cfm?newsid=6281

3 comentários:

  1. Fala Brunão,

    isso se assemelha um pouco ao sonho de que você possa pegar uma música gravada e conseguir separar cada instrumento em canais distintos (depois seria possível fazer a edição ou até converter um aúdio em midi multi-pista).

    Mas a teoria (nem a prática) ainda permite essa façanha. Será possível isso algum dia??

    ResponderExcluir
  2. Legal, mas também é assustador. Se entendi direito, então será possível editar nota por nota que for tocada. Então, em tese, será possível fazer a voz da Kelly Key virar a do Frank Sinatra.
    Que os maus não ponham as mãos nessa tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Sim, é possível editar nota por nota, mas não é possível (ainda) conseguir alterações de timbre como essa.
    Editar nota por nota já é possível há algum tempo, mas somente para sons monofônicos, como é o caso da voz (solo), sax, solo de guitarra, etc.
    A inovação do Melodyne 2 é justamente poder editar sons polifônicos, como um acorde de guitarra.

    ResponderExcluir