quarta-feira, 30 de abril de 2008

PianoMic

Apesar do grande realismo e precisão que os sintetizadores e softwares tem alcançado na simulação de sons de piano, nada se compara ao som acústico de um imponente piano de cauda. Quem já tocou ou esteve bem próximo de um instrumento desses sabe do que estou falando! Tanto é que grandes produções de artistas famosos fazem questão de colocar no palco um belo piano de cauda, não apenas pela qualidade do som, mas também pelo impacto visual que ele causa no cenário do show.


Ivete Sangalo - Quando a Chuva Passar

Entretanto, o grande problema em se utilizar um piano acústico em apresentações ao vivo (ou em gravações no estúdio) está na captação do som, pois o comportamento das ondas sonoras dentro desse instrumento é extremamente complexo. Cada corda é uma fonte sonora distinta (em geral são 88). A caixa acústica é outra imensa fonte de sons, onde as reflexões laterais e do tampo da cauda acontecem aleatoriamente, em todas as direções, em níveis semelhantes, tudo ao mesmo tempo.



É o chamado Campo Sonoro Difuso , ou seja, uma "bagunça de sons"! Um microfone inserido em um ambiente como esse deve ser capaz de captar todos os sons de forma equilibrada, independentemente de intensidade ou ângulo de incidência. Ocorre que, dificilmente os métodos tradicionais de microfonação produzem um resultado tão bom quanto o desejado. Na maioria das vezes não se consegue captar com igual qualidade e equilíbrio toda a faixa de graves, médios e agudos, já que os microfones convencionais, em sua maioria, são projetados para captar preferencialmente os sons que incidem pela frente.
Baseada nesse cenário, a equipe de engenheiros da Earthworks Audio desenvolveu o sistema PianoMic, cuja proposta é tornar mais fácil e eficiente a captação e sonorização de pianos acústicos. Esse sistema quebra todas as regras ao aplicar uma filosofia de microfonação bem diferente daquela comumente utilizada. Os métodos convencionais sugerem que os microfones devem ser posicionados do lado de fora do piano (com o tampo da cauda aberto), a uma distância razoável das cordas.

Já o sistema PianoMic consegue um ótimo resultado com uma microfonação bem próxima às cordas, mesmo com o tampo completamente fechado, o que pelos métodos convencionais é praticamente impossível! Tal proeza se deve à utilização de microfones de alta definição, denominados "Microfones Ominidirecionais de Incidência Aleatória", especialmente projetados para trabalhar dentro de campos sonoros difusos.

O equipamento consiste em um tubo telescópico apoiado nas duas extremidades no interior do piano, e duas ramificações móveis e flexíveis para posicionamento dos microfones de precisão, que são apontados diretamente para as cordas. Esse tubo pesa apenas 350g e pode ser facilmente montado em cerca de 3 minutos. Essa é uma ótima solução para igrejas, teatros, shows e estúdios de gravação. Ao microfonar o piano com o tampo da cauda completamente fechado, elimina-se a interferência do som de outros instrumentos situados ao seu redor, o que é bastante comum em uma sessão de gravação em estúdio ou na apresentação de uma orquestra ou coral. Além disso, fica dispensada a utilização de pedestais externos, melhorando o aspecto visual do palco e do instrumento.
Confira a qualidade do som ouvindo os arquivos de áudio abaixo:Tampa aberta
Tampa semi-aberta
Tampa fechada

Especificações:

Resposta em Frequência: 9Hz – 40kHz
Padrão de captação: Omni directional (incidência aleatória)
Sensibilidade: 15mV/Pa (-36 dBV/Pa)
Alimentação: 48V Phantom, 10mA
Pressão sonora: 148 db SPL
Impedância de saída: 600 ohms
Nível máximo de saída: +30 dBV (pico)
Nível de Ruído: 22 dBA
Dimensões: 1,6 metros (extendido), 1,0 metro (retraído)
Peso: 350g




Leia também:

4 comentários:

  1. Fala Brunão,
    Poxa, muito bom entender um pouco mais sobre como microfonar pianos. Nas escola de música com freqüência tocava com pianista, e em geral sempre sentia que faltava qualidade no som destes!
    Abração e continue com o blog pois está muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rodrigo! O único problema é que esse equipamento ainda não está disponível no Brasil e o preço dele lá fora está em torno de $4.000,00!!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara,

    muito legal o seu blog. Se continuar assim, periga eu sair do conforto da minha bateria e arriscar umas gravações caseiras.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, he, he!
    Em breve publicarei um artigo sobre bateria. Aguarde!

    Bruno.

    ResponderExcluir