quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Os Melhores Instrumentos Virtuais

Os instrumentos virtuais, também conhecidos por VST - Virtual Studio Technology -, revolucionaram a produção musical na última década. Isso porque, no passado, se você estivesse gravando uma banda de quatro integrantes com voz, bateria, guitarra e baixo, e decidisse que queria um solo de piano para complementar a canção, teria que encontrar um outro músico com as habilidades necessárias e um bom instrumento. Com os instrumentos virtuais, no entanto, o solo de piano pode ser gerado a partir de simulações e amostras do instrumento real feitas no computador, a um custo menor e com resultados satisfatórios.

Cadê o cantor?

Os primeiros instrumentos virtuais eram bastante rudimentares, sua sonoridade não era capaz de fazer alguém acreditar que estava ouvindo um instrumento real. Mas ao longo do tempo, o software se desenvolveu e chegou ao ponto em que a maioria das pessoas não consegue notar a diferença entre o som de um instrumento real e o som amostrado ou sintetizado de um instrumento virtual, se usado corretamente. Hoje em dia muitas produções baseiam-se nos instrumentos virtuais, no todo ou em parte, e mesmo nos palcos já há uma parcial utilização desse tipo de recurso, principalmente por tecladistas e bateristas. Além disso, os VST não se limitam apenas à simulação de instrumentos musicais, mas também de processadores de efeitos, amplificadores, microfones e salas.

No caso dos home studios, a utilização de instrumentos VST é bastante vantajosa, principalmente em razão das limitações físicas e técnicas desses estúdios onde é praticamente inviável gravar com qualidade uma bateria acústica, um piano ou um naipe de metais, por exemplo, seja por falta de espaço físico, acústica apropriada ou mesmo pela ausência de equipamentos e profissionais qualificados. Por outro lado, nos instrumentos virtuais tudo isso já está "incluído no pacote", possibilitando a obtenção de resultados profissionais em produções caseiras a partir de vastas bibliotecas de sons geradas nos melhores estúdios, com os melhores instrumentos, microfones e engenheiros!

Provavelmente não dá pra fazer isso no seu home studio!

Mesmo no meio profissional, há quem realize produções inteiras utilizando somente instrumentos virtuais! Pode parecer estranho, mas isso é muito comum em música eletrônica, campanhas publicitárias (jingles e vinhetas) e trilhas sonoras de filmes e games. Esse cenário abriu um mercado lucrativo para profissionais de áudio e estúdios de grande porte, que passaram a vender seus serviços através das bibliotecas de sons embutidas nos instrumentos virtuais. É como se toda aquela mega estrutura de equipamentos, instrumentos e acústica fosse colocada ao alcance de todos de maneira digitalizada e a um custo agressivamente menor.

Como entusiasta e profissional da área, esse é um assunto que sempre me despertou interesse e que venho pesquisando nos últimos anos, inclusive já instalei e testei vários instrumentos virtuais no meu estúdio pessoal. Não necessariamente realizei alguma produção com eles, mas a simples metodologia de instalar e experimentar os sons já me garantem horas de pura diversão, rs! A proposta aqui é apresentar a lista dos melhores instrumentos virtuais, na minha opinião. Óbvio que não tive acesso a todos os VST do planeta, mas, dos que pude experimentar, esses foram os que mais me impressionaram pela qualidade, recursos, interface e, principalmente, sonoridade. Recomendo uma visita aos sites dos fabricantes, que estão repletos de vídeos e áudios demonstrativos das funcionalidades desses poderosos instrumentos.

Bom lembrar que computador e software nenhum fazem música sozinhos! Talento e criatividade humanos continuam sendo os principais elementos de qualquer produção musical. Instrumento virtual é apenas mais uma das ferramentas da tecnologia em favor da arte!



Ivory Grand Pianos
Categoria: Piano Acústico
Fabricante: Synthogy
Site: www.synthogy.com/products/ivorygrand.html



BFD Drums
Categoria: Bateria
Fabricante: Fxpansion
Site: www.fxpansion.com/index.php?page=30




Omnisphere
Categoria: Sintetizador
Fabricante: Spectrasonics
Site: www.spectrasonics.net/products/omnisphere.php




Chris Hein Bass
Categoria: Baixo
Fabricante: Chris Hein
Site: www.chrishein.net/web/CHB_Overview.html




Vintage Organs
Categoria: Órgão
Fabricante: Native Instruments
Site: www.native-instruments.com/en/products/producer/powered-by-kontakt/vintage-organs/




 
Amplitube
Categoria: Guitarra
Fabricante: IK Multimedia
Site: www.ikmultimedia.com/amplitube




Scarbee Vintage Keys
Categoria: Piano Elétrico
Fabricante: Native Instruments
Site: http://www.native-instruments.com/#/en/products/producer/powered-by-kontakt/scarbee-vintage-keys/





 
BFD Percussion
Categoria: Percussão
Fabricante: Fxpansion
Site: www.fxpansion.com/index.php?page=42





Miroslav Philharmonik
Categoria: Orquestra
Fabricante: IK Multimedia
Site: www.ikmultimedia.com/philharmonik




Altiverb
Categoria: Sala / Acústica
Fabricante: Audioease
Site: www.audioease.com/Pages/Altiverb/index.php





Symphonic Choirs
Categoria: Coral
Fabricante: Eastwest / Quantum Leap
Site: www.soundsonline.com/Symphonic-Choirs




Acoustic Legends HD
Categoria: Violão
Fabricante: Vir2
Site: www.vir2.com/instruments/acoustic-legends-hd




 
Waves Mercury
Categoria: Efeitos
Fabricante: Waves
Site: www.waves.com/content.aspx?id=175




Ozone
Categoria: Masterização
Fabricante: Izotope
Site: www.izotope.com/products/audio/ozone/




 
Mic Mod EFX
Categoria: Microfone
Fabricante: Antares
Site: www.antarestech.com/products/mic_mod_efx.shtml

5 comentários:

  1. Excelente!!!
    Quem sabe, num futuro próximo, podemos postar aqui nossas experiências músicais.
    Agora, puxando a sardinha pro meu lado, acho que valeria a pena citar entre os grandes o MainStage/Logic =D

    Abraço
    Fica com Deus
    Daniel Mateus

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não conheço ainda, mas se o Daniel recomenda, certamente é bom!

    ResponderExcluir
  3. bruno obrigado por deixar essas dicas, realmente são produtos de alto nivel, mt obrig

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Bruno Mariani. Seu blog tem sido de grande importância pra mim. Estou há pouco tempo no mercado de tecnologia musical, apesar de ser tecladista há muito. Tem muita coisa interessante aqui no seu blog. É uma das minhas principais ferramentas de pesquisa na net.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Este blog é um projeto pessoal para o qual estou sem tempo no momento. Porém, assim que possível pretendo retomá-lo.

    Grande abraço!

    Bruno Mariani.

    ResponderExcluir