domingo, 18 de abril de 2010

Pauta em branco com grade

Mesmo com o advento dos softwares de edição de partituras, como Encore, Sibelius e Finale, o método tradicional do lápis e papel ainda predomina nas salas de aula de teoria musical. 

Recentemente estive procurando por um caderno de música com folhas pautadas para uso no curso de harmonia, porém, os  que encontrei apresentavam pelo menos algum tipo de problema, como linhas muito próximas, pouco espaçamento entre pautas, papel frágil, impressão pouco nítida e margens apertadas. Nessas condições, fica mais difícil manter a organização e produzir anotações bem apresentáveis das notas musicais, claves, alterações e demais símbolos de notação musical.

Nem na Musimed, maior livraria especializada em música da América Latina, consegui encontrar o que procurava. Comecei então uma busca pela internet e identifiquei alguns sites interessantes, que geram gratuitamente variados modelos de pauta em branco personalizadas de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário. Entre eles destacam-se o sites Blank Sheet Music e Free Blank Sheet Music.

Mas ainda não era o que eu procurava... Decidi então fazer a diagramação de um modelo  próprio de pauta em branco que atendia às minhas necessidades. Trata-se de uma folha tamanho A4, contendo pautas bem espaçadas entre si, margens razoáveis, orientação vertical ou horizontal e, como principal destaque, uma malha em grade de linhas-guia sobrepostas, de traços finos e leves, que auxilia na escrita das linhas suplementares e na manutenção do alinhamento e espaçamento entre as notas musicais.

Seguem os arquivos para download e impressão! 

Pauta em branco com grade
Tamanho: A4
Orientação: Paisagem ou Retrato
Gramatura do papel: 90g/m2
Impressão: Rápido/Econômico
Formatos: .pdf e .xlsx

15 comentários:

  1. E aí irmão, blz

    Ficou muito bom seu trabalho. Mas se/quando puder, coloque aí um modelo vertical. Acho que uma impressão/encadernação tipo "caderno normal" fica melhor que o formato horizontal.

    Abraço
    Fica com Deus
    Daniel Mateus

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Aqui você encontra pautas em branco no formato A4 e A3, tanto retrato quanto paisagem!

    Espero que seja útil!

    http://www.scribd.com/decarlipavan
    http://www.decarlipavan.com

    DeCarliPavan Editorações Musicais

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Bruno e DeCarliPavan. Era tudo o que eu precisava pra fazer meus rabiscos musicais!

    ResponderExcluir
  4. VIVAM,

    Aqui vai mais um site...

    http://www.blanksheetmusic.net/

    Xauziiii
    JLB

    ResponderExcluir
  5. Muitoooo legal... Vou usar...
    Passei por um problema semelhante ao seu... só que eu queria folhas pautadas, mais soltas para fichário... Não encontrei... procurei em diversas papelarias, como a Kalunga, Casa Cruz, entre outras e nada...
    Ai pensei em produzir minhas folhas, mas ai resolvi procurar alguma na internet antes... e achei essas suas... muito legal... Obrigado...

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuito legal mesmo. Economia e praticidade.

    ResponderExcluir
  7. Gostei! Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Perfeito! do jeito que eu procurava, estava com preguiça de fazer, então você me adiantou o serviço.

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Após muitos anos sem tocar piano, tenho escutado Bach, que me inspirou a voltar a estudar música. E preciso de um caderno pautado. Obrigada :D

    ResponderExcluir
  10. Olá! Excelente sua ideia! O papel ficou ótimo!
    Também andei a cidade inteira procurando um caderno decente e só achei frustração. Apressada pela necessidade comprei um da Kalunga, mas é péssimo! (detalhe: só tinha um modelo, cheio de erros de impressão, tive que revisar um por um até achar o menos pior). Nem na Fnac, Saraiva, nada!
    No fim, decidi imprimir e achei o seu! Fantástico!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. meu amigo muito obrigado pela sua atitude e dedicação de compartilhar um pouco do seu tempo com as pessoas, obrigado mais uma vez, que Deus ilumine vc e sua família.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Bruno,
    muito obrigado por compartilhar seu recurso!

    Enquanto procurava, encontrei também um site que tem para A4 e Letter, vários modelos de pautas em branco com várias composições (coral, duos, trios, piano, etc), o link é o seguinte: http://www.musicaneo.com/pt/blank_sheet_music.html .

    Abraço forte e Deus te abençoe ricamente! ;)
    Atc, Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gostaria de ajudar assim como você me ajudou. Tb precisei de pausas e segui uma de suas sugestões e acessei http://www.blanksheetmusic.net/ Ali pecebi algo que vc não percebeu. O site permite que vc configure as pautas e margens interativamente, inclusive entre linhas. um abraço.

    ResponderExcluir